quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Reunião - Lixeiras do Trecho 03.


Lixeiras semienterradas ,
Reunião,
Conclusões....


Carlos Botani


Participantes:

Dra. Alessandra - Diretora do S.L.U
Vilson Oliveira - Administrador Regional de Ceilândia.
Edilson - Gerente de Condomínios de Ceilândia
João Eudes - SLU Ceilândia
Juliano - Valor Ambiental
Luciano - Valor Ambiental
Adelci - Ouvidoria da Administração Regional de Ceilândia
Balagão - Vice prefeito Tr. 3/ Assessor Administração de Ceilândia
Valmir - Prefeito Comunitário do Trecho 3
Professora Sandra - Diretora da E.C 66
Ivanete Silva - Educadora Ambiental
Carlos Botani - Jornalista/Editor do blog e jornal solnascentehoje.

Conclusões:

Após as apresentações, explanações das autoridades e colaboradores presentes e das colocações de duvidas dos participantes, chegou-se às seguintes conclusões:

- A implantação das lixeiras, não obteve o êxito desejado;
- A comunidade não "comprou" a ideia das lixeiras, em parte, por falta de divulgação;
- É necessário identificar que tipo de lixeira, será mais operacional para o local: De concreto ou de plástico?
- Os locais escolhidos para a colocação das lixeiras, muitos deles rejeitados pela comunidade, precisam ser reavaliados, dessa vez com a participação da comunidade;
- Os moradores, precisam fazer a sua parte, obedecendo os horários e locais determinados;
- Deve-se aproveitar as implantações e promover as coletas seletivas do lixo, pelo menos didaticamente;
- A divulgação e funcionamento de programas como: Disk Ceilândia limpa e cata entulhos, será imprescindível para o bom funcionamento do sistema, pois evitará que os moradores, alguns, joguem moveis e animais mortos nas lixeiras;
- As coletas do lixo e, consequente, esvaziamento das lixeiras, deverão ser feitas, no mínimo, duas vezes por dia, evitando o acúmulo de lixo e gases nos recipientes;
- Enfim, será necessário reiniciar o programa, agora com a participação e responsabilização da comunidade. Com divulgação farta e envolvimento de "todas" as lideranças e formadores de opinião.

Curiosidades:

- São dois os tipos de lixeiras semienterradas: 1) Base de plastico e refil de plastico. 2) Base de concreto e refil metálico.
- A capacidade de cada lixeira é de 5M³, segundo o SLU, três vezes a capacidade dos atuais contêineres;
- O custo de cada lixeira é de R$- 29.200,00 e a previsão seria instalar 5 plásticas e 5 de concreto;
- Todo o trabalho de recolhimento do lixo nas lixeiras semienterradas, à princípio, sera efetuado por, apenas, um caminhão Munck. Preocupante!!
- A implantação das lixeiras nos outros trechos do Sol Nascente, não tem previsão e, claro, depende dos resultados alcançados no Trecho 3;
- As lixeiras semienterradas, já funcionam em várias localidades do Rio de Janeiro e foram aprovadas pela comunidade, segundo testemunho de técnicos da Valor Ambiental;
- Solicitamos ao SLU, que nos informe dados sobre as licitações, se ocorreram e contratos assinados para conhecimento da comunidade. Aguardamos.....



 solnascentehoje.blogspot.com

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Trecho 03

Parabéns!
Carlos Botani

Gostaríamos de parabenizar a NOVACAP, a administração de Ceilândia, gerência de condomínios, pelo excelente trabalho de recapeamento do asfalto da via principal, avenida Córrego das corujas, do trecho 03, do Setor Habitacional Sol Nascente. A população está bastante satisfeita com os efeitos das obras, em plena época de chuva. Uma maravilha! Pena que, com as chuvas, que começaram, as obras não podem continuar, até sua finalização. Então é um para/começa danado! Agora esta parado. Poderiam ter feito antes das chuvas, não?
Mas, tudo bem! Os comerciantes, os pedestres, as empresas de ônibus, as crianças indo para a escola, as donas de casa, todos tem que entender e agradecer, né?
Começaram na quarta, dia 19, e quando foi a noite a chuva fez um estrago. Ontem, dia 20, abriram mais o trecho de obras, só que hoje sexta, 21, amanheceu invernado.
Há! Parabenizamos, também, a NOVACAP, a administração de Ceilândia, gerência de condomínios, pela implantação das lixeiras semienterradas. Um sucesso!
Agora resta esperar as chuvas, cessarem para finalizar.














































Os invejosos vão dizer, que só falamos mal!

solnascentehoje.blogspot.com

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Ultimas!

RESUMÃO.


Por Carlos Botani


* Estamos esperando, DEP. Luzia Paula Sr. Governador!!
Bom dia, gostaria de informar aos nossos atletas e amigos do SOL NASCENTE e Ceilândia, que nosso campo Sintético da quadra 501, foi prometido para iniciar sua construção em 15 do mês de Junho, no entanto os trâmites legais licitatórios estão lentos, segundo informações da ADM de Ceilândia, "por Chefe de gabinete", Sr. Sérgio, tem 4 empresa divergindo por demanda de preços, estamos esperando, estamos esperando.!! João Freitas

*ESCLARECENDO 
Na Chácara 143, do trecho 01, do Sol Nascente esta, ou estava, sendo construída a bacia de contenção 5. Com ajuda da Prefeitura Comunitária, foram retirados os moradores e esses foram contemplados com lotes na quadra 602. Cavaram  uma cratera e pararam as obras, por conta de interferências do IBRAM, que não permitiu que alguns arbustos e pequenas árvores fossem removidas (pessoas podem). Agora apareceu uma pessoa, com uma liminar de 2011, dizendo que é dono da referida área. Fez um barraco e "pulou prá dentro", Quando a AGEFIS "acordou" a pessoa já estava morando no local e exibindo a liminar e  promete lotear a área.
Quem é o dono da chácara 143?  Os moradores que moravam no local há mais de 30 anos, já foram para outra área.
E agora? As chuvas estão chegando e os moradores da Chácara 34, quadra 501 e Novo Horizonte, vão "pagar o pato"?

* A Europa é aqui! 
Sem nenhum tipo de discriminação e menosprezo pela capacidade alheia, informamos que a responsável pelo projeto de urbanismo do Setor Habitacional Sol Nascente, atende pelo nome de Catherine (deve ser essa a grafia), veio da Itália, poucas vezes foi vista no setor e, segundo informações, não sabe nem para que lado fica a feira do produtor, o rancho preguiça, o tabajara, o San Remy, o trem bão e a lagoa do japonês. Desejamos-lhe sucesso e boa sorte, vai precisar!

População põe fogo em lixeiras!!
Nós avisamos, que as lixeiras semienterradas, de plástico, iriam dar problema. Estávamos fazendo uma matéria, para alertar o governo e a Administração Regional, que não era a lixeira adequada. Pois bem: BOTARAM FOGO, na primeira nova lixeira do Trecho 3. Nem deu tempo de exibir a matéria.
A população, revoltada, diz que não quer lixeiras, quer escolas, asfalto,esgoto etc.
Lamentamos por essa maneira "irracional" de protestar!

* Nossa solidariedade e parceria.
Gostaríamos de parabenizar as pessoas e órgãos envolvidos, no projeto e instalação das lixeiras semienterradas que estão sendo instaladas, inicialmente, a titulo experimental, no trecho 03. Realmente um belo projeto, comandado pela Administração Regional e supervisionado pelo incansável líder e vice prefeito comunitário Sebastião Balagão.
Como dissemos o projeto tem nosso apoio e acreditamos que, para atender ao seu propósito se faz necessárias algumas correções, tais como:
- Divulgar na comunidade os aspectos positivos da implantação;
- Chamar através de campanhas educacionais a comunidade, para a responsabilidade ambiental;
- Educação Ambiental;
- Desenvolver ações e, aproveitando a iniciativa, incentivar a separação e coleta seletiva;
- Substituir as lixeiras plásticas pelo modelo de concreto, que seria mais conveniente.

solnascentehoje.blogspot.com

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Continuação do capitulo de ontem.........

Sol Nascente - A nossa novela!
Carlos Botani

Continuação.................


Capítulo 5 - Tempos difíceis !

Se depender da equipe de governo de Rollemberg, especialmente as áreas de fiscalização, infraestrutura e alguns setores da Codhab, as coisas vão ficar difíceis para os moradores do Sol Nascente, notadamente aqueles que chegaram ao setor depois de 2008, época em foi elaborado o projeto urbanístico, o qual as "autoridades" insistem em se basear para executar a regularização do setor.

Capítulo 6 - O Projeto .

Trecho 02
Qualquer "melancia" sabe, que o projeto urbanístico, confeccionado entre 2008/2010, está totalmente fora da realidade atual do Setor Habitacional Sol Nascente. O projeto ficou obsoleto e inviável, por conta da ineficiência dos governos em fiscalizar, sinalizar e cercar as áreas destinadas aos EPC's-Equipamentos públicos comunitários e por conta, também, da explosão demográfica na área, bem como, a ação inescrupulosa de grileiros, aí, de novo, uma incompetência governamental.
Volta e meia os governos sinalizam que vão usar o projeto de 2008, mesmo após negociações com a comunidade e órgãos responsáveis pela regularização. Dizem que vão adequar o projeto, mas o fantasma sempre volta, como agora.

Capítulo 7 - IBRAN.

Essa é outra novela que se arrasta por um longo período.....

Quando se fala em obras definitivas de regularização, um dos, ou principal, empecilhos são as "benditas" autorizações e licenças ambientais. Quando falamos em trecho 03, aí, então, a desculpa é recorrente. Não entendemos a razão da demora do IBRAM, em se posicionar à respeito das licenças ambientais do trecho 03, já que sabemos que os outros trecho já as possuem. Qual a dificuldade?
Sabemos que remoções serão necessárias, sabemos que mudanças no projeto, também.
As licenças do trecho em questão são um mistério! tem ou não tem? Sai ou não sai?
O Correio Braziliense, em sua edição de 03/09/2014, afirma que o IBRAM concedeu, naqueles dias, as licenças do trecho 03 e que a licitação para contratação das empresas executoras das obras, estava em fase de execução! E aí? Porque não abrem essa caixa preta??


Capítulo 8- As áreas de E.P.C.

Trecho 03
O blog solnascentehoje, tem disponibilizado, desde 2010, aos moradores interessados, a previsão do projeto urbanístico par os três trechos do Setor Habitacional Sol Nascente, com o intuito que as pessoas não comprem lotes naqueles locais, pois estão sujeitos a derrubadas e desafetações. Infelizmente somente a providência do blog, não foi, nem é, suficiente para evitar as ocupações, faltou a ação do estado em sinalizar, cercar e fiscalizar. É fato que as áreas de EPC's, em sua grande maioria, estão ocupadas.
Soubemos, há poucos dias que, parte do governo, principalmente aquelas que querem "ferrar" o governador Rollemberg, cogitam a possibilidade de desocupar "na tora" (à força), todas as áreas de EPC's ocupadas. Claro que vai dar confusão. Nós, sinceramente, esperamos que mudem de ideia ou que o governador consiga segurar seus assessores (fogo amigo)!!!!!

Continua amanhã.................

solnascentehoje.blogspot.com

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Sol Nascente - A nossa novela!

Sol Nascente - A nossa novela!

Carlos Botani

Noticiamos Ontem.

"Notícias vindas da comunidade do Sol Nascente, ligações telefônicas e mensagens de moradores para o blog solnascentehoje, dão conta que o governo resolveu substituir o engenheiro responsável pelas obras no setor. Até aí tudo bem.

Ocorre que o "novo" engenheiro declarou, segundo as fontes, que tocará os obras de ACORDO COM SUA VONTADE E BASEADO EM PROJETO ANTIGO. Não aceitará "pitaco" de moradores e lideranças.
Vamos apurar as informações e traremos notícias em breve.
Tomara que as informações não se confirmem!!!!!!"


Capítulo 1 - O consórcio.

Todos sabemos que o consorcio BASEVI, é o responsável pelas obras, em curso, nos trechos 1 e 2 do Setor Habitacional Sol Nascente. O responsável e empreiteiro, que atende, ou deveria atender, aos comandos da Secretaria de infraestrutura e CODHAB é o senhor conhecido como Serjão.



Capítulo 2 - O engenheiro 1.

João Paulo, engenheiro, até recentemente era o responsável técnico pelo andamento das obras e seus desdobramentos. João Paulo, o engenheiro, mantinha com a comunidade e órgãos do governo que atuam no setor, um relacionamento de parceria e as comissões de moradores, prefeitura comunitária e lideranças, opinavam, eram consultados e às vezes, quando possível, davam suas contribuições, solicitando alterações no projeto, visando afetar o menor número de moradores, com a execução do projeto de regularização.

Capítulo 3 - O engenheiro 2.

Há poucos dias, João Paulo foi substituído por Paulo um outro engenheiro, indicado pelo consorcio, pela secretaria de infraestrutura e pela CODHAB.
Segundo apuramos, Paulo assume as obras com a recomendação de "endurecer o jogo", sem muito papo com moradores e sem escutar "pitacos do povo" e o pior: executar os serviços de acordo com o projeto de regularização de 2008


Capítulo 4 - O Telefone e o Zap do "homi"!


Algumas lideranças do Sol Nascente, entre elas o Prefeito comunitário Pedro Barros e o Vereador João Paulo Serafim, foram contemplados pelo Governador Rollemberg, com os seus números de telefones e Whatsapp, para contato direto e solicitações sobre as obras e outras providencias, ou seja: O governador quer que a população participe e opine.
Porque será que o consorcio, a secretaria de infraestrutura e a CODHAB, não querem a participação da comunidade?

Continua amanhã.................


solnascentehoje.blogspot.com

Resumindo.......

RESUMÃO.


Por Carlos Botani


* Continuam, essa semana, as derrubadas no SHSN, a ordem é endurecer com as novas invasões. Bruna Pinheiro e sua turma, afiam os tratores. A exemplo do que aconteceu na Chácara 92, no trecho 2, nenhum deputado aparecerá por lá.  Quer apostar??

* As lideranças do Sol Nascente, contam com a colaboração dos moradores das áreas que estão sendo pavimentadas. O recado para alguns moradores é: "NÃO PEGUEM OS BLOQUETES!". Alguns moradores, estão pegando os bloquetes que serão usados na pavimentação da ruas, para arrumar os quintais e frente de suas casas. ASSIM NÃO DÁ!

* O projeto das lixeiras semi enterradas, modernas e subterrâneas, está sendo implantado no Trecho 3, do Sol Nascente. Agora, quem sabe, resolveremos os problemas com ratos, carrapatos, escorpiões etc. A colaboração dos moradores continua sendo fundamental! Educação Ambiental!

* A CAESB autorizou 612 casas das chácaras 34 e 128 a ligarem seus esgotos na rede concessionaria. A população agradece.

* A CODHAB, realizou levantamentos na Chácara 51, para verificar quem já recebeu as escrituras. Parece que agora vai!

* Segundo a vice prefeita do trecho 2, Ivanete Oliveira, o posto da CODHAB, no trecho 2 será inaugurado no próximo sábado.

* O GDF publicou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (17/10) o Decreto nº 37.708, que prevê apenas a refeição matinal ao valor de R$- 0,50 (cinquenta centavos). As outras refeições não serão neste preço.
A medida começa a valer provavelmente no mês que vem.

** Em instantes mais um capítulo de Sol Nascente, a nossa novela.

solnascentehoje.blogspot.com


terça-feira, 11 de outubro de 2016

Refeição a 0,50 e o caminho de volta.



O estômago, para reverter a popularidade.

Carlos Botani






Até o fim deste mês, o Restaurante Comunitário do Sol Nascente, que não fica no Sol Nascente, em Ceilândia, passará a servir também café da manhã e jantar. O Decreto nº 37.770, que regulamenta o serviço, foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal desta terça-feira (11). Nos dois novos turnos, as refeições custarão R$ 0,50 para todos os usuários — não somente para os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). A expectativa é que sejam oferecidos 1,5 mil pratos pela manhã e R$ 2,5 mil à noite.
O Restaurante Comunitário do Sol Nascente está na QNR 1, Área Especial 2, Ceilândia. 
Na primeira refeição do dia, o cardápio terá um item de panificação, leite, café e uma fruta. No jantar, haverá sopas e canjas. Para possibilitar o valor de R$ 0,50, o governo de Brasília subsidiará em R$ 1,11 o café da manhã e em R$ 2,76 o jantar. A empresa Cozisul, que já é responsável pelo almoço na unidade, vai assumir os demais horários de atendimento. A contratação é de 12 meses, renováveis por até 60 meses.
A prestadora do serviço só pode atuar no restaurante se atender nos três turnos. “O contrato é total. Se a empresa não quiser renovar o almoço, por exemplo, a secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, faz nova licitação para escolher outra "interessada”, explica o subsecretário de Segurança Alimentar, Jefferson Urani.
O contrato segue a modalidade de ata de registro de preços, na qual a empresa recebe apenas pelas refeições servidas. O acordo para a expansão da atividade será assinado assim que forem repassados os custos com contratação de pessoal e compra de maquinário.
Regularização dos contratos dos restaurantes comunitários do DF
Em agosto, cinco unidades foram fechadas temporariamente por fim de contrato ou rescisão a pedido da prestadora. A situação foi regularizada em quatro. Somente o Restaurante Comunitário do Itapoã segue sem atender, mas a licitação para escolha de nova empresa já foi feita. A previsão é que, até o fim deste semestre, a terceirizada assuma a operação.

TARIFA DE R$ 1 COMEÇA A VALER EM TODOS OS RESTAURANTES COMUNITÁRIOS

Em junho, os 13 restaurantes comunitários em funcionamento passaram a oferecer tarifa de R$ 1 no almoço para os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e com renda mensal familiar de até R$ 2,64 mil (equivalente a três salários mínimos) ou até R$ 440 per capita. Para os demais, o valor cobrado é R$ 2.

Onde comprar o tíquete de valor reduzido dos restaurantes comunitários?

O tíquete no valor de R$ 1 é vendido no guichê exclusivo para atendimento do CadÚnico, mediante apresentação de documento de identidade. Caso não haja caixa específico para isso no restaurante, serão distribuídas senhas para comprar a entrada nas lojas de Conveniência do BRB.


Horários

Café da manhã
Das 6h30 às 8 horas (previsão)

Almoço
Das 11 às 14 horas

Jantar
Das 18 horas às 19h30 (previsão)

Colaboração Raio X DF

solnascentehoje.blogspot.com

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Mylena B. Paulino

Sol Nascente, exportando beleza!
Carlos Botani


Com raízes fincadas na Ceilândia, mais precisamente no Setor Habitacional Sol Nascente, Mylena B. Paulino, faz jus ao título de mais bela do Distrito Federal, pela cidade de Samambaia, por razões técnicas, porém Mylena é do Sol Nascente! É da Ceilândia!
O Concurso de Miss Continente 2017 é o alvo dessa beleza, que sonha, também, em ser modelo e estilista.
Mylena Paulino, natural de Brasilia-DF, nascida em 21/08/1999, cursa o terceiro ano do ensino médio no colégio ALUB (Taguatinga).

Senhoras e senhores, apresentamos-lhes Mylena Paulino!





solnascentehoje.blogspot.com