sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

FÉRIAS.

É RAPIDINHO.....DIA 07//01/2013, ESTAREMOS DE VOLTA.


À TODOS, UM FELIZ ANO NOVO!

solnascentehoje.blogspot.com

COMBATE AO USO IIREGULAR DO SOLO

Operação termina com seis construções irregulares removidas em Ceilândia



Construídas recentemente em áreas públicas sem autorização do governo, seis casas acabaram removidas nesta quinta-feira (27), em Ceilândia. A operação foi realizada pelo Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo e teve como objetivo impedir obras irregulares que estavam em fase inicial de construção.

Durante a fiscalização, os agentes visitaram a Chácara 102, do Sol Nascente, loteamento alvo de uma ação no último sábado (22), quando foram ao chão três obras irregulares. Nesta quinta, a equipe desconstituiu a mesma quantidade de casas no local. Uma fossa séptica também acabou inutilizada.    
As outras três construções foram retiradas das chácaras 94 e 89, ambas no Sol Nascente, além de uma área verde na QNP 29 de Ceilândia, na altura da Vila Olímpica. Pelo menos uma fossa foi entupida em cada ponto fiscalizado.

Participaram da ação a Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops), a Agência de Fiscalização (Agefis), a Polícia Militar, a Terracap, a Caesb e a CEB. Coordenaram o diretor de operações da Seops Libermário Almeida; e o auditor fiscal da Agefis Aristides Mariz.

Dados
 Dados de janeiro a outubro deste ano apontam que Ceilândia lidera o ranking das cidades com maior número de erradicações. Nos 10 primeiros meses de 2012, cerca de 1,8 mil edificações foram erradicadas no local. A cidade é ainda a segunda em número de operações, com 104 intervenções realizadas.


Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br com agências
Foto:  Libermário Almeida/SEOPS 

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

NOVIDADES

ANO NOVO, VIDA NOVA E BLOG NOVO.

           Agradecendo o apoio e incentivo de nossos milhares de seguidores, leitores e amigos, que utilizam o blog solnascente.hoje, para se informarem de tudo o que acontece nos Condomínios das bordas de Ceilândia, estaremos, neste momento, efetuando algumas mudanças no nosso blog.
           Agora estarão disponíveis, para os nossos amigos, novas opções:

Pesquisa
*Adicione a palavra chave e tenha, com mais rapidez, as notícias que procura.

Vídeos
*Através da barra de vídeos, veja os vídeos mais acessados no youtube ou aqueles relativos à sua comunidade.

Membros
*Faça parte, como membro, do blog solnascentehoje, inscreva-se, dê sua opinião, sugira pautas e  se informe em tempo real.

Tradução
*Nossa estatística detectou que durante o último ano, o blog solnascentehoje, foi acessado e suas matérias pesquisadas por:

Estados Unidos - 6.981 acessos;
França - 555 acessos;
Alemanha - 509 acessos;
Rússia - 286 acessos;
Ucrânia - 18 acessos;
Espanha / Peru / Portugal - 14 acessos;
Canadá - 12 acessos.

            Desta forma, disponibilizamos nossas matérias em vários idiomas, bastando fazer a opção na barra de tradução. Experimente.
             
ANO NOVO, VIDA NOVA E BLOG NOVO.
 
solnascentehoje.blogspot.com

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

ÚLTIMAS......

                   Bem pessoal, o mundo não acabou, claro, foi pura brincadeira........Vamos agora para um resumo das últimas notícias a respeito de um assunto que para nós, nunca foi brincadeira:       REGULARIZAÇÃO.













             Após a entrega das casas do CAIC, quando conseguimos (Prefeitura, Blog, lideranças), através de negociações com a CODHAB, a manutenção dos moradores das Chácaras 45 e 67 Boa Vista e a inclusão de moradores das chácaras Pantanal e Santo Antônio, restaram algumas pendências que serão resolvidas no início do próximo ano, tais como:

* Recursos judiciais de alguns moradores que, mesmo de posse da nova casa, insistem em permanecer no local. Observe que a justiça, até o momento, não reconheceu, em nenhum caso, o direito de o morador permanecer no local previsto para remoção;


* Desocupação da área QNN 28, próximo às novas casas e ao lado do posto de gasolina, onde residem, há mais de 14 anos, 05 (cinco) famílias, que precisam ser removidas, pois no local está prevista a implantação de galerias de águas pluviais e vias de acessos;












        *Conclusão da infraestrutura definitiva na área das novas casas, como: Construção de muros de arrimo, asfaltamento definitivo, iluminação pública (em andamento), habite-se e implantação do sistema de coleta de lixo.

              No último dia 20, quinta-feira próxima passada, em um almoço oferecido pelos moradores da Chácara 157, próximo ao antigo pesque-pague, comemoramos mais uma mudança, favorável aos moradores, no projeto urbanístico.
               Desta vez, através de negociações com a CODHAB, com a participação efetiva do Subsecretário de regularização Chico Floresta, ficou definido a manutenção no local, sem a necessidade de remoção, dos moradores dos lotes de N° 04 a 13. A previsão era a construção de uma via de contorno no local.
             Após dias de negociações, chegou-se ao consenso de que a via seria mantida no local onde hoje se encontra e os moradores cederiam um pequeno espaço da frente de seus lotes para amplia-la.
             Mais uma vitória da união dos moradores, da Prefeitura Comunitária, do blog solnascentehoje e das lideranças envolvidas.
             Temos ciência de que não conseguiremos mudar todo o projeto urbanístico. Conseguiremos novas vitórias e sabemos que não seremos atendidos em outras solicitações. A nossa intenção é mobilizar os moradores para que, juntos, consigamos que o projeto de regularização/remoção, atinja o menor número de residências possível.
              Outras negociações estão em andamento, liderados pela Prefeitura Comunitária, estamos observando os procedimentos da CODHAB, a respeito da manutenção, ou não, do lado direito da avenida Casa Branca. O aumento daquela via, nas dimensões que o projeto urbanístico prevê, afeta um grande número, ou quase todas, as residências do local.
             Solicitamos a avaliação topográfica do local, o que já está acontecendo e aguardamos o pronunciamento da CODHAB, para o início de 2013.
            Estaremos, como sempre, atentos e informando aos nossos amigos qualquer movimentação no processo de regularização.

            Suas dúvidas ou esclarecimentos, possíveis, para: cbotani@hotmail.com.
           Acompanhe e divulgue o blog, para que mais pessoas se envolvam nesse processo, que requer a união de todos para o bem comum.

Fonte: solnascentehoje.blogspot.com
Fotos: Alex Aquino   

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

FELIZ NATAL E UM GRANDE ANO NOVO.


 
                  Neste Natal vamos pedir ao menino JESUS que nos traga PAZ, AMOR, COMPREENSÃO e acima de tudo SAÚDE. Por tudo de bom que VOCÊ possa representar... Desejo que Deus esteja sempre no seu caminho... Que os Anjos estejam sempre ao seu redor, que tudo de bom possa te acontecer...
                Que ao receber este pequeno gesto de carinho, você lembre o quanto é importante para nós... Que as distâncias sejam superadas... Por algo que não se mede, nem pelo tempo, nem pelo espaço... Mas mesmo ao longe nossos pensamentos caminham lado a lado em busca de um novo dia... Um novo amanhã! 
                Portanto, receba nosso eterno abraço bem apertado e saiba que você vai estar sempre aqui no nosso coração, tendo a certeza que em 2013, estaremos juntos lutando por mais conquistas e realizações de nossos sonhos.
 
               UM FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO.


                                                  



                           solnascentehoje.blogspot.com




segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

CONSELHEIRO TUTELAR

OBRIGADO AOS AMIGOS DO BLOG solnascentehoje E DA PREFEITURA COMUNITÁRIA DO SOL NASCENTE.

PARABÉNS SARGENTO ALBERTO, ELEITO CONSELHEIRO TUTELAR.
947 VOTOS


FONTE: Secretaria da Criança

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

 O BLOG solnascentehoje, entrevista:

OLAIR FRANCISCO


Olair Francisco, Deputado Distrital pelo PTdoB, empresário. Exercendo seu mandato como Deputado Distrital é Presidente da Comissão Especial da Copa do Mundo, membro de importantes comissões, tornou-se Primeiro Secretário da Câmara Legislativa.
 
    
1. Olair, é fato que você vem acompanhando e está em sintonia com o processo de regularização, em curso, do trecho 01 do Setor Habitacional Sol Nascente. Qual sua opinião a respeito da regularização?                                        

OLAIR -  Sim, acompanho de muito perto o processo de regularização dos trechos elencados e o anseio da Comunidade em relação à normatização. Que teve início no Trecho 01 e aguardando em breve o processo de regularização do Trecho 02. Acredito que a comunidade deva participar ativamente do processo, o GDF e os órgãos gerenciadores precisam ouvir a demanda dos moradores e seus representantes. É importante que fique claro que cada trecho tem sua especificidade e os moradores necessitam ser ouvidos, enfim precisamos da execução.

2. A Comunidade do SHSN está ansiosa pela regularização, porque o processo está tão lento?

OLAIR - Vários fatores permeiam a situação da área. Ocupação desordenada, residências efetivadas em áreas de proteção ambiental, áreas de risco (onde ainda existe resistência para desocupação), grilagem de terras por especulação de terceiros. É importante ressaltar a boa fé da maioria dos moradores que compraram seus lotes e que buscam a regularização no Setor Habitacional Sol Nascente. Isso não é legitimar a cultura da invasão, como dito por muitos. Outras políticas públicas precisam ser estabelecidas para frear o invasor, aquele que vive da especulação imobiliária!
3. Alguns segmentos da comunidade acham que serão injustiçados, até porque não conseguem informações dos órgãos responsáveis pelo processo de regularização. O que voce acha?
  
OLAIR -  O GDF tem critérios legalmente definidos, a saber: 05 anos de moradia em Brasília (mínimo), não possuir imóvel na capital, renda familiar definida. A necessidade da comunidade do Sol Nascente é que o Executivo promova reuniões periódicas, dando conhecimento das ações em andamento, para que essa comunidade perceba o real interesse na regularização do Setor Habitacional. Para 2013, existe proposição de audiências públicas no setor com esse intuito.


4. O projeto é o ideal? Visto que foi concebido em 2008, quando a realidade era outra?

OLAIR - O ideal é ouvir sempre a comunidade, acompanhando as mudanças e a evolução que permeou a comunidade nesses quatros últimos anos. Os  órgãos e lideranças envolvidos no processo de regularização devem debater  os anseios dos moradores e suas necessidades.


5. Algumas unidades habitacionais existentes estão com previsão de remoção, para a construção de grandes avenidas. A população reivindica a adaptação do projeto à realidade do local, com a remoção do menor número de pessoas possível. O que você acha?


OLAIR - Vem defendendo a remoção do menor número de moradores possível, mas precisamos de bom senso e verdadeiramente compreender que o Governo precisa de algumas adequações para um bem maior, como construção de Hospitais, vias públicas para circulação de carros, ônibus.  Em várias ruas do setor o tráfego de veículos é impossível, no trecho ll próximo ao Condomínio Vitória, um veículo de passeio tem dificuldade em transitar, precisamos entender a comunidade como um todo, mas resolver situações que são pontuais.

6. E quem não se enquadrar na política habitacional? Este não é simplesmente um programa habitacional, é a regularização de um fato consumado, pessoas que compraram os seus lotes. Os critérios não deveriam ser outros?

OLAIR -  Os programas habitacionais são antes de tudo a busca em dar dignidade à pessoa sem moradia. No caso do setor Habitacional Sol Nascente, o programa habitacional perpassa pela regularização das habitações e não posso pensar diferente. Respeito aos critérios estabelecidos, mas com um olhar diferenciado as necessidades apresentadas pelos moradores do setor.


7. As obras de infraestrutura, já não poderiam estar em andamento, visto que  todos os aspectos burocráticos foram finalizados no Trecho 01?


OLAIR - Sim, difícil concordar com tanta burocracia, principalmente em obras que facilitarão a vida da comunidade, aí se torna quase impossível compreender.  O Executivo precisa sair da inércia e estabelecer um canal de comunicação com a comunidade, com ações práticas e diretas. O Legislativo vem desempenhando um trabalho de indicações, emendas e fiscalizações em relação ao setor, continuarei  cobrando as melhorias tão necessárias.

8. Segundo reclamações da comunidade, os órgãos do Governo responsáveis pelo processo de regularização, não prestam as informações necessárias à população, nem sequer os recebem na CODHAB. O processo de acordo com os moradores está se desenvolvendo “goela abaixo”. Cremos que não seja o correto.
 
OLAIR - Nada que seja determinado sem ouvir a parte interessada, será vitorioso! O caminho é o diálogo, ouvir quem de fato conhece a necessidade, ouvir as lideranças, os representantes da comunidade.  Muitas vezes as informações são desencontradas, os critérios estabelecidos não ficam claros e mais uma vez a população carece. A transparência nos critérios deve ser o caminho norteador para a regularização do setor.
 
09. É de conhecimento de todos que o parcelamento do Sol Nascente, teve seu início no Governo Roriz, passou pelo Governo Arruda, pelo Governo Rogério Rosso. Agora continua no Governo Agnelo, é tão complicado assim combater invasões de terras públicas?


OLAIR - Reafirmo que não! Desde que tenhamos uma fiscalização ostensiva, Políticas Públicas Habitacionais e o combate as invasões, de forma clara e eficaz.  Invadir terra pública é crime e deve ser tratado como tal, no início, com responsabilidade, legitimidade e operacionalidade. Existe o invasor e o morador que busca de forma digna sua moradia, essa divisão é primordial.
  
10. Alguma consideração a ser feita para as Comunidades do Sol Nascente e Pôr do Sol?

OLAIR - No processo de regularização do Setor Habitacional Sol Nascente e Pôr do Sol, a comunidade pode contar com meu esforço pessoal e parlamentar, para que os moradores participem ativamente desse processo, visto que é meu dever defender os direitos dos cidadãos. Certo que a mobilização, participação, diálogo são etapas para o caminho de conclusão das transformações necessárias ao setor. 

Fonte: ASCOM - GAB 06
          solnascentehoje.blogspot.com

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Registro em Cartório do Trecho I



COMPANHIA IMOBILIÁRIA DE BRASÍLIA
EDITAL

PATRÍCIA BARRETO FILGUEIRAS DE ALMEIDA, oficiala substituta em exercício do 6º Ofício de Registro de Imóveis do Distrito Federal, nos termos do art. 19 da Lei nº 6.766, de 19 de dezembro de 1979, FAZ SABER aos que virem o presente EDITAL, ou dele tomarem conhecimento, que a COMPANHIA IMOBILIÁRIA DE BRASÍLIA -TERRACAP, com sede nesta Capital, CNPJ nº 00.359.877/0001-73, depositou nesta Serventia, nos termos do art. 18 da Lei nº 6.766/79, o MEMORIAL DE LOTEAMENTO denominado SETOR HABITACIONAL SOL NASCENTE -REGIÃO ADMINISTRATIVA DE CEILÂNDIA - RA- IX, referente ao Trecho 01 -Etapa 1, com a definição de 3.698 unidades imobiliárias, loteamento esse que ocupa uma superfície de 225,0465ha ou 2.250.466,8900m² do imóvel FAZENDA GUARIROBA, desmembrado do Município de Luziânia - GO para fazer parte do território do Distrito Federal, incorporado ao patrimônio da TERRACAP conforme registro R.1 da matrícula nº 28.454 deste 6º Ofício de Registro de Imóveis do Distrito Federal, estando a área a ser loteada dentro dos seguintes limites.


 
 Ficam os documentos do citado MEMORIAL à disposição dos interessados nesta Serventia, localizada na CNM 01 Bloco H 1º Andar -Ceilandia Centro - DF. Aqueles que se sentirem prejudicados pelo registro do loteamento poderão impugná-lo no prazo de quinze dias, contado da terceira e última publicação deste EDITAL e do desenho de localização da área. Findo o referido prazo sem impugnações, será feito o registro. Dado e passado nesta Cidade de Ceilândia - DF em 28 de novembro de 2012.
        PATRÍCIA BARRETO FILGUEIRAS DE ALMEIDA
Oficiala Substituta

Fonte: Diário Oficial do Distrito Federal, 06/12/2012,Seção03, paginas 61 e 62
solnascentehoje.blogspot.com